Susam monitora duas pessoas em Manaus que estavam no voo do caso confirmado com coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) reforçou que não há casos suspeitos ou confirmados do Covid-19 no estado. No momento, o órgão monitora duas pessoas da mesma família, residentes em Manaus, que estavam no voo do paciente vindo da Itália e que teve confirmado pelo ministério da Saúde a infecção por Coronavírus.

Segundo a Susam, as duas pessoas monitoradas em Manaus  não apresentaram sintomas do coronavírus até agora . A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 27, após reunião do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Para o atendimento de possíveis casos suspeitos de coronavírus, o Comitê definiu o Hospital Pronto-Socorro Delphina Aziz como a unidade de referência no Amazonas

Cuidados no dia a dia

Segundo a infectologista do Hospital Delphina Aziz, Mayla Borba, alguns cuidados básicos de higiene ajudam na prevenção.

A transmissão do coronavírus, como a de qualquer síndrome gripal, costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Ouça matéria completa: 

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Tácio Melo/Secom