Brasileiro é nomeado pelo Papa como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais

O cargo que tem o objetivo de promover o estudo e o progresso das ciências sociais, econômicas, políticas e jurídicas, oferecendo à Igreja Católica elementos para serem utilizados no estudo e no desenvolvimento da doutrina social.

A Pontifícia Academia das Ciências Sociais foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1994, e também reflete sobre a aplicação dessa doutrina na sociedade contemporânea.

Virgilio Viana é engenheiro florestal e PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia e, atualmente, é presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais.

Viana atua em defesa do meio ambiente e da Amazônia, já publicou diversos livros e artigos sobre temas relacionados a mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, entre outros. À frente da FAS,  é responsável por uma série de projetos que transformam a vida de milhares de pessoas, principalmente de ribeirinhos e indígenas que vivem na Amazônia profunda.

No pico da pandemia da Covid-19, Virgilio Viana mobilizou mais de 130 empresas, instituições, embaixadas, prefeituras e governos, criando a “Aliança Covid na Amazônia”, cujo objetivo é diminuir os impactos da doença nas comunidades amazônicas, com diversas atividades beneficiando mais de 500 mil pessoas.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar