Dados parciais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas apontam a prisão de 348 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, de janeiro a maio deste ano, em Manaus. Outro dado que também chama a atenção é para o recorde na apreensão de drogas. Foram mais de 17 toneladas capturadas com os grupos criminosos que atuam no Estado.
O secretário da pasta, coronel Louismar Bonates, atribui os resultados às ações policiais e investimentos que dotam as polícias de estrutura no combate ao crime. É o caso da Base Fluvial Arpão, da frota de lanchas blindadas e do lançamento do programa Rocam Motos, em Manaus.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas afirma que a população deve ser aliada no combate ao tráfico de drogas, denunciando de forma sigilosa locais em que o entorpecente é vendido.
Para denúncias, a população pode ligar para o 181, o disque-denúncia da SSP. O serviço funciona 24 horas por dia, em todo o estado. É possível também fazer denúncias pelo site da Secretaria, no www.ssp.am.gov.br.
A legislação Brasileira prevê pena de cinco a 15 anos de prisão e pagamento de multa para quem for condenado por tráfico de drogas. E prisão de três a dez anos e multa para quem for flagrado praticando o crime de associação ao tráfico.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/PC-AM