Sífilis preocupa e Manaus realiza capacitação na área da saúde

Os casos de sífilis no Brasil apresentam dados preocupantes nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 foram registrados mais de 167 mil novos casos da doença adquirida e 74 mil casos em gestantes. Somente no primeiro semestre de 2022, foram constatados 79,5 mil casos do tipo adquirida, 31 mil entre grávidas e 12 mil ocorrência de sífilis congênita no país, totalizando mais de 122 mil novos registros da doença.

Números acionam um alerta por conta do aumento. Em Manaus, o cenário também merece atenção do poder público, já que a capital registrou 6.177 casos de sífilis, com 177,1 casos a cada cem mil habitantes. Em gestantes, foram 54,1 casos a cada mil nascidos vivos; e sífilis congênita, com 8,8 casos a cada mil nascidos vivos.

Atualmente, servidores dos Distritos de Saúde (Disa) passam por capacitação sobre o manejo da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). De acordo com Ylara Enmilly, técnica da gerência de Vigilância Epidemiológica da Semsa Manaus, o foco principal do curso é o manejo da sífilis, por ser a IST que registra maior índice no município. A enfermeira destaca os cuidados com a doença durante o pré-natal.

A doença é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por meio da relação sexual, ou da transmissão vertical, da mãe para o feto (congênita).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil