O setor de serviços do Amazonas cresceu 1,1% no acumulado do ano de 2023. Já na comparação entre os 12 meses do ano passado com os do ano anterior, houve queda no volume de vendas no Estado.
O crescimento no volume de vendas do Setor de Serviços do Amazonas foi de 2% na comparação entre dezembro de 2023 e o mês anterior. No acumulado do ano do passado, o índice, também, se manteve positivo, em 1,1%. Já na comparação entre 2023 e o ano anterior, o volume de vendas no setor de serviços do Estado obteve uma queda de – 3,8%. Os dados são Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Produção Industrial do Amazonas encerra 2023 com saldo positivo de 2,1%
- Comércio do Amazonas fecha 2023 com crescimento de 3,1%, aponta IBGE
Diferente de 2022, o ano de 2023 foi desafiador para as atividades do setor de serviços. Durante o ano, muitos meses registraram declínio no volume de vendas, o que impossibilitou uma boa performance anual. No âmbito nacional, a situação foi difícil, mas a nível estadual, a diminuição foi mais expressiva, conforme destaca o chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Luan Rezende.
A variação registrada em dezembro em relação ao mês anterior, colocou o Amazonas na 8ª posição no ranking nacional. O melhor desempenho foi o do Estado de Sergipe, com 9,8%; e o pior ficou com o Estado do Tocantins, – 6,4%. Ainda segundo Rezende, a inflação influencia bastante no desempenho do setor, o que cria expectativas de baixo crescimento para a próxima avaliação.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar