O setor da beleza foi um dos mais atingidos pelas restrições causadas pela pandemia de Covid 19. No Brasil, 44% dos estabelecimentos foram fortemente atingidos durante os últimos dois anos. Empreendedores manauaras inovaram usando as mídias digitais para evitar a falência.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, em novembro do ano passado, mostraram que 55% das empresas tiveram que fazer mudanças em suas estruturas para continuarem funcionando durante e após a crise. O uso das redes sociais para venda e entrega de produtos acabou revolucionando o mercado.
Carolina Machado é proprietária de uma loja virtual de cosméticos. Em 2019 ela decidiu deixar o emprego em um shopping da capital amazonense e investir em seu próprio negócio. Logo depois veio a pandemia e ela teve que se reinventar.
Entre as novas tendências do mercado de vendas, está o uso das tecnologias de informação, agregando o eletrônico ao físico. Os estabelecimentos buscam proporcionar comodidade e praticidade aos clientes, que estão cada vez mais exigentes na busca por atendimento rápido e satisfatório às suas necessidades.
A empreendedora destaca que as redes sociais possibilitam não só a venda, mas também a entrega dos produtos. E que mesmo durante a crise sanitária, suas vendas cresceram possibilitando a expansão do seu negócio.
O Guia de Tendências 2022-2023’ do Sebrae, aponta em sua análise de consumo e mercado, que a uso das tecnologias como ferramentas de negócio é uma realidade consolidada. Os setores que não acompanharem as mudanças, tendem a desaparecer.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar