Cerca de 100 servidores da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas – Adaf serão capacitados, na próxima semana, para atuarem no Plano de Contingência Estadual da Influenza Aviária. O objetivo é preparar os profissionais para uma situação de emergência.

(Foto Divulgação)
O treinamento para atuar no Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária vai ocorrer de 25 a 29 de agosto. O evento vai reunir cerca de 100 servidores da Adaf, entre médicos veterinários e técnicos de fiscalização agropecuária que atuam no Amazonas. Dentre os temas que serão abordados, estão: o panorama atual da Influenza Aviária, notificação e investigação de casos e atendimento às notificações.
- Acordo entre Ipaam e Semef visa fortalecer fiscalizações ambientais na cidade de Manaus
- MPAM recomenda anulação de concurso em Urucurituba, após constatação de irregularidades
Pauline Sperka, chefe da Divisão de Sanidade Avícola da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, destaca que a atualização dos conhecimentos e das novidades do setor, é a melhor forma de preparação dos servidores.
A Influenza Aviária é causada por vírus, com alto índice de contágio, e representa uma grave ameaça à avicultura. A doença pode causar tosse, espirros, secreção ocular e nasal, diarreia, desidratação, apatia, falta de coordenação motora, perda de apetite, inchaços na cabeça e pescoço, hemorragia nas pernas e queda drástica na produção de ovos, além de aumento repentino na mortalidade das aves.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar