Semsa oferta vacina contra bronquiolite para gestantes em 148 unidades; confira os endereços

Nessa segunda-feira (15), Manaus iniciou a oferta da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções como a bronquiolite. O imunizante, ofertado gratuitamente por meio do SUS, é indicado para gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os recém-nascidos.

A vacina contra o VSR está disponível em 148 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas da cidade. Entre elas estão oito unidades de horário ampliado, que funcionam até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, além das Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte, e da USF Maria Leonor de Freitas, na zona Oeste, com atendimento todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

A relação de locais, com endereços e horários de atendimento, pode ser consultada pelo link https://bit.ly/44pYdLU.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o município recebeu, do Ministério da Saúde, um lote inicial de 9 mil doses da vacina contra o VSR para início da imunização.

Ao receber a vacina, a gestante produz anticorpos que vão chegar até a criança e protegê-la contra bronquiolite, pneumonia e outras doenças sérias causadas pelo vírus, principalmente nos primeiros seis meses de vida, quando ela está mais vulnerável, explica a secretária.

A meta da estratégia, de acordo com Shádia, é alcançar 80% da população de gestantes na capital, estimada em 25.109 mulheres.

Esperamos com isso reduzir os casos de recém-nascidos atendidos nas unidades básicas ou hospitalizados por doenças respiratórias, diminuindo a pressão na rede pública e fortalecendo a saúde das nossas crianças.

Segundo a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a estratégia passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação.

A administração é em dose única, sendo necessária uma nova aplicação a cada gestação, pontua.

Ainda conforme a gerente, a vacina VSR A e B, do tipo recombinante, pode ser aplicada com outras indicadas para gestantes, a exemplo das vacinas influenza, mRNA contra Covid-19 e tríplice bacteriana adulto (dTpa).

Em caso de febre moderada a alta, é recomendado que essa usuária aguarde até 48 horas sem febre, para evitar equívoco com reações vacinais e assegurar uma boa resposta imunológica.

Para receber a vacina, além do documento oficial de identificação e do cartão do SUS, a usuária deve apresentar o cartão da gestante ou o cartão do pré-natal, para confirmação da idade gestacional.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação / Semsa

  • Sakuratoto