As ações ocorrerão em Manaus até o final de fevereiro, com atividades nas escolas públicas e Unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) envolvendo as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) da rede municipal de saúde. A medida visa reforçar as ações de educação em saúde ao público adolescente.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa), Janaína de Sá Terra, ressalta que quanto mais jovem a adolescente engravidar, há mais chances de riscos para a saúde da mãe e da criança.
A Semsa também vai promover, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, o “Seminário de Saúde do Adolescente: o adolescente e suas peculiaridades”, marcado para o dia 26 de fevereiro, no auditório da Maternidade Moura Tapajóz, na zona Oeste da capital, com o objetivo de qualificar 100 profissionais de nível superior da APS que lidam com este público.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de partos em meninas de 15 a 19 anos, em 2023, foi de 289.093 (11,39% do total de partos registrados) e em meninas de 10 a 14 anos foi de 13.932 (0,55%), segundo dados do DataSUS. É importante ressaltar que a relação sexual com adolescentes menores de 14 anos é considerada crime, enquadrado como estupro de vulnerável, bem como o casamento infantil ou qualquer relacionamento envolvendo práticas sexuais com adolescentes dessa faixa etária.
Foto: Divulgação/Semsa