Semsa afirma que unidades básicas de saúde estão sobrecarregadas

Aberto pela prefeitura e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, como medida emergencial, o serviço foi responsável pela coleta de 3.032 amostras nas primeiras 14 horas de atividades. Além do teste rápido de antígeno, os que buscaram o espaço, localizado no Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, zona Sul, receberam orientação médica e os remédios prescritos para o controle dos sintomas. Os que tiveram resultado negativo para Covid-19, foram orientados a seguir o protocolo de tratamento da influenza.

A secretária municipal da Semsa, Shadia Fraxe, ressaltou que com as UBS sobrecarregadas com uma demanda grande de pessoas para realizar os testes de covid foi preciso abrir o centro de testagem.

O clinico geral do centro de testagem, Paulo Cameli, explica que o resultado da testagem é um indicador a mais a ser considerado na análise diária do cenário epidemiológico da cidade e confirma que a ampliação do acesso ao teste é indispensável para garantir diagnóstico mais rápido à população a ajudar no controle da transmissão viral.

O Centro de Testagem vai atender, inicialmente, pelos próximos 15 dias, das 9h às 19h, de segunda-feira a sábado. O serviço é voltado exclusivamente para pessoas com sintomas gripais, como febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, coriza e mal-estar.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar