Semasc lança “Campanha de Combate ao Tráfico de Pessoas”, com registros locais desse crime

trafico

Mulheres e menores de idade são o público alvo desse tipo de crime (Foto Divulgação)

Como parte das atividades de repressão a essa prática criminosa, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – Semasc lançou, nessa segunda-feira 24/07, a “Campanha de Combate ao Tráfico de Pessoas”. O evento ocorreu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital amazonense.

30 de julho é o dia Nacional e Mundial de enfrentamento ao tráfico de pessoas. De acordo com o Relatório Global sobre o tema, divulgado em 2018, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC, a maioria das vítimas dessa ação, são mulheres e meninas, representando 72% dos casos, 21% são de homens e 7% de meninos.

Em relação ao tráfico de mulheres, o levantamento aponta, ainda, que 83% são traficadas para a prática de exploração sexual, 13% para trabalho forçado e 4% para outras formas de exploração. A subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola, relata, com preocupação, casos recentes de tráfico de pessoas, no Estado do Amazonas.

O lançamento da campanha, em Manaus, contou com a participação de representantes das Agências da Organização das Nações Unidas – ONU para as Migrações – OIM, para Refugiados – Acnur, do Fundo de População das Nações Unidas – Unfpa, da Polícia Federal – PF e de Organizações da Sociedade Civil – OSCs.

O secretário da Semasc, Eduardo Lucas, pede que a população se mantenha em alerta e denuncie qualquer suspeita.

Até o final do mês, serão realizados eventos, palestras e atividades no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar