Tradição nas refeições durante a semana santa, o peixe é símbolo de devoção e respeito à morte de Jesus Cristo. Abster-se de comer carne vermelha durante o período representa o jejum e a caridade.
Para garantir esse ato de fé, a população amazonense corre às feiras em busca do pescado. Já as famílias de baixa renda, podem contar com a distribuição gratuita de peixes, que acontece em Manaus e no interior do Estado.
Geane Souza, moradora do bairro da União em Manaus contou que a doação veio em boa hora.
“Tem muita gente que precisa, não tem o que comer, não tem o que almoçar em casa. Essa ação deu uma ajuda, graças a Deus, gostei muito”, disse.
Em todo o Amazonas, a estimativa do governo é que cerca de 80 toneladas de peixes tenham sido distribuídas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde o início da semana, ações para entrega desses alimento vêm sendo realizadas.
Leia também: Páscoa gera renda extra a quem usa criatividade nas vendas e economia a quem compra
No município de Maués, além do pescado, as famílias também receberam farinha para compor as refeições, conforme destacou o Secretário de produção do município, Luizinho Canindé.
“Esse ano a gente inovou ao acrescentar a farinha, que é um produto regional e que faz o casamento perfeito com o nosso pescado. Vale ressaltar que a farinha foi comprada da Agricultura Familiar de produtores e de pequenos produtores familiares. O pescado foi adquirido de pescadores artesanais e de piscicultores locais. Assim, a gente consegue atingir as famílias que hoje estão em dificuldade, mas consegue também garantir a compra do produto do pequeno produtor, e, nesse caso, também do pescador artesanal”, destacou.
Os municípios de Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea e Carauari, entre outros, também estão entre os que contaram com a distribuição gratuita do pescado.
Ouça esta reportagem em áudio:
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar