A volta às aulas na rede pública de ensino estadual e municipal ainda não tem previsão para acontecer. Isso é o que afirmam a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A Seduc informa que está elaborando um projeto de retorno às aulas presenciais, mas que essa volta ainda não tem data definida. A Seduc diz que para garantir a segurança de todos e evitar o contágio pelo novo coronavírus, pias e dispenser de álcool precisam ser instalados em todas as escolas da capital e, posteriormente, do interior, além de outras medidas recomendadas pelas órgãos de Saúde.
A Seduc diz que tão logo o plano de retorno às aulas seja validado com a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), ele será apresentado à comunidade escolar e órgãos de controle e fiscalização.
A Semed informa que não há previsão para o retorno das aulas presenciais e que isso só será possível a partir das deliberações dos órgãos de saúde. E que para tanto, um Grupo de Trabalho intersetorial foi criado, com participação das áreas de saúde, educação e assistência, para fazer o monitoramento epidemiológico, bem como organizar os protocolos de segurança para o retorno.
Segundo a Semed, as equipes de infraestrutura já começaram a verificar os equipamentos necessários para que professores, gestores e alunos se sintam seguros em um possível retorno. A Semed afirma que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto jamais optará por qualquer decisão que coloque alunos, professores e outros servidores da educação em risco. E que, quando as ações necessárias estiverem definidas, serão amplamente divulgadas à população e aos meios de comunicação.
O programa Notícia em Ponto abordou o tema, na tarde desta sexta-feira (17).
Texto: Rádio Rio Mar FM
Foto: Divulgação/Semed