São Raimundo e Amazonas, os dois representantes amazonenses na Série D do Campeonato Brasileiro, estão no mesmo grupo, o A terão Náutico-RR, São Raimundo-RR, Porto Velho-RO, Trem-AP, Rio Branco-AC e Humaitá-AC como adversários na primeira fase da competição.
O Tufão da Colina estreará contra o São Raimundo-RR, em Manaus, no dia 17 de abril. Já o Amazonas jogará fora de casa, no mesmo dia 17, contra o Humaitá, no Acre.
Veja aqui a tabela completa: TABELA
Pelo regulamento, a Série D tem 64 times divididos em oito grupos com oito times em cada. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Ou seja, cada time disputará 14 jogos na fase de grupos. Os quatro primeiros colocados avançam para a segunda fase, quando começa o ‘mata-mata’, com duelos eliminatórios até a final. Aqueles que chegarem às semifinais conquistam o acesso à Série C.
Em relação ao último ano, o Brasileiro Série D virá sem a fase preliminar, começando direto na etapa de grupos regional. A disputa começa no dia 17 de abril e vai até 25 de setembro.
Uma novidade anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quarta-feira (16), foi o pagamento de conta de participação no valor de R$ 120 mil para todas as equipes, além de premiações em dinheiro para os quatro primeiros colocados.
1º lugar: 320 mil reais + veículo FIAT.
2º lugar: 250 mil reais + veículo FIAT.
3º lugar: 150 mil reais.
4º lugar: 100 mil reais.
No total, a CBF investirá cerca de 60 milhões de reais na organização da Série D, garantindo transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas.
Protocolo sanitário
O Presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, Jorge Pagura, orientou sobre o protocolo sanitário que será utilizado durante a Série D de 2022. Pagura explicou o cenário atual da Covid-19 no Brasil e no mundo e reforçou a importância da imunização de todos os envolvidos com o futebol. Pagura ressaltou sobre o passaporte vacinal para a disputa do torneio.
Sportradar
O Presidente Ednaldo Rodrigues anunciou a renovação do contrato com a empresa Sportradar, líder mundial em prevenção, detecção e inteligência no combate à manipulação de resultados. Ednaldo citou a ampliação da parceria e a extensão às 27 Federações Estaduais com o objetivo de monitorar e garantir proteção em relação a fraudes esportivas.
Nova bola
Os clubes foram apresentados à nova bola oficial do Campeonato Brasileiro da Série D: a UhIsport Elysia. A fornecedora chega ao mercado nacional e mostrará, em primeira mão, a tecnologia synergy do seu material na competição nacional. É a mesma bola utilizada no campeonato francês e possui o selo IMS (International Match Standard) que garante aprovação da FIFA por qualidade e desempenho.
Bruno Elander, com informações da CBF.
Foto: Divulgação CBF e Jadison Sampaio/Amazonas FC