Sambódromo tem movimentação intensa no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19

De acordo com o secretário de Saúde de Manaus, Djalma Coelho, com a expansão dos pontos e horários de atendimento para vacinação, a Semsa terá capacidade para atender, apenas nestes três dias, 90 mil usuários, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, aptos a receber a segunda, terceira ou quarta dose do imunizante. Esse público chega a 1,5 milhão de pessoas.

Os pontos irão oferecer a primeira dose, considerando que 200 mil pessoas ainda não iniciaram o esquema vacinal. As variantes rem relação direta com o aumento de casos de Covid-19. A autônoma Geanne Fonseca, aproveitou o primeiro dia da ação para se proteger contra a Covid-19.

Nessa quinta e sexta-feira, o sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques, funcionam das 9h até as 22h; já o Studio 5 vai operar das 9h às 20h, e o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h. A vacina também está sendo oferecida em 81 unidades de saúde, distribuídas em todas as zonas da cidade.

A consulta às informações sobre a vacinação, incluindo endereços e horários dos pontos de atendimento, pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook).

Para verificar a quantidade e a data das doses de vacina recebidas anteriormente, o usuário pode consultar a plataforma Imuniza Manaus, na opção “Consultar minhas doses”.

A primeira dose pode ser recebida por qualquer pessoa a partir dos 5 anos de idade, ainda não vacinada contra a Covid-19. A segunda dose deve respeitar o intervalo de cada imunizante (21 dias para a Pfizer e 28 dias para a Astrazeneca e Coronavac).

A terceira dose deve ser tomada por pessoas a partir dos 12 anos de idade, após quatro meses da segunda dose, sendo que para idosos acima de 60 anos o intervalo é de três meses e para imunossuprimidos, de 28 dias. A quarta dose é recomendada para todos acima de 18 anos, quatro meses depois da terceira dose. Quem tomou o imunizante da Janssen também deve receber as doses de reforço.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar