Saiba quais os cuidados são necessários com a saúde durante o Festival de Parintins

Durante o Festival de Parintins, a equipe da saúde estará nos ambulatórios Caprichoso e Garantido, que serão instalados atrás das arquibancadas da arena, para atendimento do público do Bumbódromo apenas durante as apresentações dos bois. Os locais de atendimento de urgência e emergência para o público em geral são a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h Parintins e o Hospital Jofre Cohen.

A médica generalista Evelyn de Paula, enfatiza a importância da hidratação devido a temperatura elevada na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus).

Em relação à ingestão de refrigerante e bebidas alcoólicas, a médica ressalta que esses líquidos não hidratam da forma correta e recomenda aumentar a ingestão de água após o consumo de bebida alcoólica, como a cerveja, por exemplo. Em relação à exposição ao sol, o viajante pode optar por utilizar roupas e acessórios com proteção UV, como chapéu, boné e óculos de sol, além do protetor solar para evitar insolação.

Durante o Festival de Parintins, a nutróloga conta que os brincantes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido devem manter uma boa alimentação, com preferência para alimentos leves e bem cozidos. Para curtir os três dias de festival, é indicado o consumo de carboidrato, frutas, legumes e proteínas.

Manter a hidratação é essencial para garantir uma festa saudável!

A desidratação pode causar muito mais do que um desconforto, sendo que é possível ter desmaios e problemas sérios, acabando com a sua festa. Por isso, não esqueça de sempre tomar água, aproveitar frutas ricas em líquidos e maneirar no álcool. Caso queira opções mais apetitosas, aposte em sucos naturais e água de coco.

Os energéticos podem dar uma força para continuar curtindo a festa, mas é preciso cuidado com essas bebidas ou comprimidos. O uso exagerado pode causar irritações no estômago, palpitações e insônia, que vão impedir o descanso necessário para aproveitar o próximo dia.

Além disso, nunca misture energéticos com álcool! Por mais que seja uma mistura comum, o uso combinado das substâncias traz um risco sério de insônia, exagero no álcool, arritmia e pode causar até convulsões. É por esse motivo que todas as embalagens de energético possuem um aviso claro para não misturar com bebidas alcoólicas.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar