Já está em vigor o decreto estadual que obriga frequentadores de bares, restaurantes flutuantes e similares a apresentar carteira de vacinação com pelo menos a primeira dose da imunização contra a Covid-19. Aqueles que perderam, foram vítimas de roubo ou furto podem solicitar a segunda via do cartão. A ferramenta a ser utilizada, em casos como estes, é o aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.
O cidadão pode solicitar o serviço acessando diretamente o site Conecte SUS, ou baixando o aplicativo no celular. No primeiro acesso, é necessário fazer um cadastro. Com esta ferramenta o usuário e profissionais da saúde podem fazer um acompanhamento da imunização. Na carteira de vacinação digital é possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. A Chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, Isabel Hernandes explica o que fazer caso não consiga realizar o processo de forma virtual.
Segundo dados do Ministério da Sáude, mais de 75% dos brasileiros adultos já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. No Amazonas, de acordo com a FVS – Fundação de Vigilância em Saúde – mais de 3 milhões de pessoas receberam a primeira, segunda ou dose única de um dos imunizantes disponíveis.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: João Viana / Semcom