Fogos de Artificio: saiba como celebrar as festas juninas com segurança. Foto: Divulgação
Chega o mês de junho, festas juninas, comemorações e aí tem gente que gosta de soltar os tradicionais fogos de artificio. Tradição antiga que enche os olhos dos comerciantes. O empresário Roberto Batata por exemplo, trabalha no ramo há mais de 30 anos, e diz que a expectativa é que as vendas aumentem.
”Aumenta 30%, 40% e até 50%, sempre vai aumentando”, destaca.
De acordo com o empresário, os produtos são muitos perigosos, e por isso, para manusear é preciso ter atenção redobrada.
”Os fogos de artifício requer muito cuidado, porque até mesmo o de Classe A, que é o mais sensível, o estalinho por exemplo, ele tem o seu risco. Se a pessoa pegar e jogar no olho de uma outra criança, pode machucar, então sempre acompanhado dos pais, jamais você pode deixar as crianças sozinhas usando esses artefatos pirotécnicos”, destacou o empresário.
- Senai-AM oferta mais de mil vagas em cursos gratuitos de qualificação
- Parintins receberá reforço policial e ações estratégicas durante o Festival Folclórico
Outra dica importante é se atentar com as orientações na embalagem do produto, e na hora de comprar os fogos, sempre em lojas licenciadas, como explica o Bombeiro Civil, Raimundo Moura.
”Você tem que se certificar que o local é seguro, e evitar soltar fogos de artifícios em locais fechados, embaixo de arvores ou perto de produtos inflamáveis,”
Ouça esta reportagem em áudio:
E em caso de acidentes, procure ajuda profissional imediatamente.
”Tem que ter ligar para o 192, que é para o SAMU, ou para a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, e se deslocar de imediato para o hospital. A queimadura ela pode ser de grau 1, grau 2 ou grau 3, como é uma queimadura mais leve, então você pode colocar água corrente e ir até o hospital mais próximo,” destacou o bombeiro.