A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirmou, nessa quarta-feira (6), durante coletiva de imprensa, que as infecções e mortes por Covid-19 caíram na maioria dos países e territórios das Américas nas últimas semanas. Mas o risco de novos surtos não pode ser descartado já que 240 milhões de pessoas continuam sem receber a vacina.
De acordo com a diretora da Opas, Carissa Etienne, muitos países e territórios reduziram as medidas da saúde pública e alguns o fizeram de forma prematura. Em lugares que têm como atividade principal o turismo, principalmente na América do Norte e do Caribe, a cobertura vacinal é baixa.
Ainda conforme Etienne, a região continua registrando mais de 620 mil novos casos a cada semana. Segundo ela, o número de mortes aumentou em alguns países, mas que os ajustes nos dados podem ser responsáveis por parte desses aumentos, já que alguns países estão reclassificando as mortes passadas como relacionadas ao novo coronavírus.
O diretor de Emergências de Saúde da Opas, Ciro Ugarte, que também participou da coletiva, disse que o número de testes diminuiu. Dessa forma, segundo ele, os indicadores sobre o coronavírus podem estar subestimados em alguns lugares.
Os países precisam continuar monitorando o vírus, com o objetivo de se preparar para o que pode acontecer, alertou a entidade.
Fonte: Opas
Fotos: Divulgação