Rio Negro se aproxima da cota de emergência e famílias relatam prejuízos com inundação

Quando o Rio Negro atinge a cota de 27 metros a cidade de Manaus entra em estado emergência para as inundações. Na última medição dessa quinta-feira, faltavam apenas 5 centímetros para chegar a esse nível. Valderino Pereira é encarregado do Serviço Hidrológico do Porto de Manaus e faz a medição do Rio. Considerando a velocidade com que está subindo, ele estima que os 27 metros podem ser alcançados nesta sexta-feira.

Historicamente, o Rio Negro permanece no estágio de cheia até o mês junho. Segundo o diretor de operações da Defesa Civil, major Robson Falcão, o alerta oficial deve ser emitido apenas no dia 31 de março, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil.

Enquanto isso, bairros da Zona Sul já sofrem os efeitos das fortes chuvas. O igarapé que passa pela Rua Magalhães Barata transbordou e inundou as casas, comércios e destruiu a contenção, conhecida como rip-rap.

O igarapé que passa pela Rua Magalhães Barata transbordou e inundou as casas, comércios e destruiu a contenção, conhecida como rip-rap. Foto: Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Veja o relato das família e da Casa Militar:

Ouça a reportagem:

Ana Maria Reis – Rádio Rio Mar