Responsáveis devem ter cuidado na contratação do transporte escolar

transporte

Comportamento do motorista e condições físicas do veículo devem ser observados (Foto Divulgação)

Início de ano é o período de preparação para a volta às aulas, dentre os serviços mais procurados está o transporte escolar. Os pais ou responsáveis pelos estudantes devem ficar atentos às recomendações sobre a empresa, motorista e regras que devem ser seguidas pelos condutores, para garantir o transporte seguro dos contratantes.

O Instituto de Defesa do Consumidor – Procon/AM orienta quanto a alguns cuidados básicos na contratação do serviço. Os pais ou responsáveis devem observar o comportamento do motorista, as condições físicas do veículo utilizado na condução, regime de cobrança entre outros itens, conforme destaca do diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe.

A finalidade do transporte escolar é levar os estudantes, em segurança, da sua residência para a escola, e da escola de volta para a sua casa. O presidente do Sindicato das Empresas, Microempresas e Transportadores Autônomos de Transporte Escolar no Amazonas – Sindetesc, Silvanio Carvalho de Lima, explica que a categoria passa por um processo de legalização para atuar na área.

Kelly Bandeira de 40 anos de idade é motorista do transporte escolar. Ao lado do esposo, a microempreendedora transporta cerca de 40 estudantes, diariamente, em um micro-ônibus adaptado, de sua propriedade. Ela destaca a responsabilidade e os investimentos necessários para atuar na área.

Em caso de denúncias de irregularidades em veículos do transporte escolar, o cidadão pode entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas – Detran detran.am.gov.br. Já os consumidores que se sentirem lesados com a má prestação do serviço, podem formalizar uma denúncia junto ao Procon Amazonas, por meio do número de telefone 0800 092 15 12.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar