A Rádio Rio Mar conquistou o prêmio Jornalismo Ambiental, na categoria de radiojornalismo, oferecido pela concessionária Águas de Manaus, na noite da última quinta-feira (09). O título da reportagem é ‘Acesso à água potável garante dignidade e promove mudanças sociais’ e foi escrita pela coordenadora de jornalismo da Rádio Rio Mar, Gecilene Sales.
A reportagem especial apresentou histórias de quem teve a realidade transformada pelo acesso à água tratada. A falta de infraestrutura quase levou uma família à tragédia, mas o avanço na universalização do serviço trouxe dignidade e mudanças sociais importantes. (ouça abaixo)
Acesso à água potável garante dignidade e promove mudanças
Gecilene Sales disse que o prêmio é muito importante.
“Isso porque discute um assunto muito importante. A frase que a gente costuma a achar clichê, não é: Água é vida. Que essas mais de 30 milhões de pessoas que não têm acesso à água potável no Brasil (hoje) possam não fazer mais parte desse número. E que todos nós, sociedade, imprensa, e claro, as empresas que estão a frente desse serviço tão relevante, possamos chegar a zero pessoa. Obrigado à Águas de Manaus e aos jurados, que permitiram que esse prêmio fosse para a Rádio Rio Mar”, comentou Gecilene Sales, em discurso durante a cerimônia de premiação, no Palácio Rio Negro.
De acordo com a Águas de Manaus, mais de 70 produções jornalísticas foram inscritas nesta primeira edição do prêmio. “Foi um evento muito proveitoso, resultado de um ano de reportagens de alta qualidade sobre o saneamento básico em Manaus. Ficamos muito satisfeitos com a grande adesão dos jornalistas e com a discussão levantada pelos temas das reportagens”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Foram entregues premiações em sete categorias: Universitário, Impresso, Fotojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e o Grande Prêmio de Jornalismo – este último, para a reportagem que alcançou a maior pontuação em todas as categorias.
Da Redação