
Repam-Brasil relança campanha “Amazoniza-te”
O relançamento da campanha “Amazoniza-te” da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 2) , em Belém, capital paraense, reuniu um grande público composto por líderes religiosos, ativistas ambientais, parceiros sociais e figuras culturais. A iniciativa visa convidar o público à “conversão ecológica”, ao engajamento social e, principalmente, à defesa da vida e dos territórios da Amazônia.
A campanha conta com um nova abordagem missionária e de convivência com o bioma. Dom Raimundo Possidônio, representante da Repam – Brasil, enfatizou que “amazonizar” significa “transformar templos em tendas”, propondo uma Igreja itinerante que vá ao encontro das pessoas afetadas pelo desmatamento e pela crise socioambiental.
O debate destacou que “amazonizar-se” é se deixar ser tocado pela Amazônia, suas diferentes formas de vida, suas lutas e sua esperança. A campanha chama a reconhecer a força e o conhecimento dos povos ribeirinhos, quilombolas, indígenas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar