Religiosos Franciscanos celebram 800 anos do Cântico das Criaturas

Religiosos Franciscanos celebram 800 anos do Cântico das Criaturas

Em 2025, a Família Franciscana celebra os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas, uma das mais importantes obras de São Francisco de Assis. O hino, escrito por volta de 1225, exalta a criação divina e se tornou um símbolo de humildade, reverência e amor ao mundo.

Considerado um dos primeiros textos em italiano e um marco na literatura medieval, o Cântico expressa a visão de São Francisco sobre a interconexão entre a humanidade e todas as criaturas de Deus, desde o sol e a lua até a morte, como explica o Religioso Capuchinho, Frei Paulo Xavier.

A celebração deste grande marco será acompanhada de uma série de eventos ao redor do mundo, que visam resgatar o espírito de São Francisco e sua mensagem de paz e harmonia com a natureza.

O momento também convida a relembrar o compromisso da Ordem Franciscana com a defesa ambiental e o cuidado com o planeta, temas que têm ganhado cada vez mais relevância no cenário atual.

Neste ano de comemorações, os Franciscanos reforçam a importância de viver o Cântico das Criaturas colocando em prática o amor pela natureza e pelo próximo.

Ouça a matéria em áudio:

São Francisco de Assis, ao tratar de temas como a paz, a solidariedade e o respeito à vida, estabeleceu uma visão cristã que dialoga com as preocupações contemporâneas, sendo um farol para aqueles que buscam um mundo mais justo e sustentável.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto