Na última sexta-feira (30/09), a prefeitura de Manaus convocou uma entrevista coletiva para dizer que realizará reforma emergencial para recuperação na ponte Presidente Dutra, conhecida como ponte da Boulevard Álvaro Maia, na zona oeste da cidade. Contudo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a empresa responsável pela reforma está contratada há mais de 10 meses.
No dia 1º de dezembro do ano passado a empresa Amazoncreto assinou contrato de R$ 712 mil. O prazo era de três meses (90) dias para a reforma da ponte. No entanto, sem explicação da prefeitura de Manaus, os reparos não foram realizados e a empreiteira não recebeu nenhum centavo, conforme o Portal da Transparência do município.
Ponte do São Raimundo será reformada e galeria construída no Centro para rede de drenagem
No dia 21 de fevereiro deste ano, a prefeitura de Manaus tirou os R$ 712 mil do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e transferiu para a Seminf pagar a reforma. Na prática, significa que a prefeitura licitou a obra sem ter o dinheiro no ‘caixa’ da Seminf para executar os serviços. Por isso, precisou remanejar do FMDU, que está atrelado ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Reforma começa nesta segunda-feira, sem afetar trânsito
Segundo o secretário da Seminf, Renato Júnior, as obras começam nesta segunda-feira (03) e não afetarão o trânsito, pois a ponte não apresenta riscos.
Por fim, a Prefeitura de Manaus afirma que elaborou um plano de estudo para identificar todas as pontes da cidade que estão com as estruturas comprometidas e que necessitam de reparos.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Fotos: Ruan Souza / Semcom