Fechado e abandonado há mais de três anos, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, ao lado do principal cartão postal do Estado, o Teatro Amazonas, deve ser reaberto em até 90 dias.
O espaço é administrado pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e, de acordo com o Diário Oficial do governo do Estado (DOE), da última segunda-feira (24), precisará passar por reforma, antes de ser reaberto.
Para isso, a Amazonastur contratou a empresa ELP Serviços de Construções, que será responsável pela obra. A reforma custará R$ 430,4 mil ao contribuinte amazonense e a empreiteira tem 90 dias para executar a obra.
Atualmente a Amazonastur disponibiliza apenas um CAT em Manaus, que funciona para atendimento bilíngue ao turista de 8h às 22h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
A Rádio Rio Mar perguntou à Amazonastur desde quando o CAT Eduardo Ribeiro está fechado e por que foi fechado?
A empresa não respondeu nenhuma das duas perguntas e disse apenas que “o CAT Eduardo Ribeiro sofreu com depredações” e que houve “necessidade de iniciar o processo de licitação para a reforma”.
A Amazonastur diz que entende a importância do local para o atendimento ao turista e ressalta que, nas próximas semanas, a obra será iniciada no local.
A Amazonastur cita, ainda, que disponibiliza uma ferramenta tecnológica de informações turísticas para os visitantes através do aplicativo de mensagens do WhatsApp, que se chama Amazonas To Go. Contudo, para ter acesso, o turista precisa escanear um QRCode nos principais atrativos turísticos de Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva ou através de um link disponível no site da Amazonastur.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Bruno Elander / Rádio Rio Mar