Rede estadual de ensino adere à operação nacional de combate à exploração sexual de menores

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), em 2023 foram registrados, em relação ao crime de estupro de vulnerável, 702 casos. Somente de janeiro a março deste ano já foram 210. Os números preocupam e alertam quanto a importância de combater a violência contra menores.

No Amazonas, a rede de educação estadual adere a operação nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação compõe o calendário de atividades da operação “Caminhos Seguros”, realizada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Professores, pedagogos, assessores, coordenadores regionais, distritais e diretores escolares participaram de formação voltada as legislações que amparam a criança e o adolescente, tiveram contato com técnicas de escuta especializada e humanitária, sinalizações práticas para identificação de casos e violência, procedimentos e operação padrão em caso de denúncias, como destaca a secretária de Educação, Arlete Mendonça.

A formação envolveu assistentes sociais, advogados e psicólogos da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Realizada em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a operação é coordenada, no Amazonas, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo / Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar