O reajuste médio anunciado pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica foi de 2,89% para as tarifas dos consumidores atendidos pela Amazonas Energia. O novo reajuste afeta todos os 62 municípios do estado do Amazonas, abrangendo mais de 1 milhão de residências.
O impacto maior será sentido pelos consumidores de baixa tensão, que terão um aumento de 2,94% na tarifa, o que deve impactar, diretamente, pessoas de baixa renda. A Maria Cândida sabe que o reajuste na conta de energia vai pesar no bolso.
Marcos Miranda também está preocupado com o aumento da tarifa de energia.
O economista, Marcelo Maia, explica que o reajuste, de fato, afeta as famílias de baixa renda e que as contas de energia podem ficar com reajuste acima da inflação.
O advogado, especialista em Direito do Consumidor, Stefano Ferrari, alerta os consumidores sobre possíveis abusos no reajuste da conta de energia.
No Amazonas, a Aneel autorizou ainda, reajuste simbólico de 0,04% na conta dos consumidores de média tensão. Já os consumidores de alta tensão serão beneficiados por uma redução de 6,54% no valor da tarifa, beneficiando a classe empresarial.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet