A Rádio que toca a vida da gente e que evangeliza a Amazônia está mais moderna e com melhor alcance. A partir de agora, a Rádio Rio Mar FM conta com um novo parque transmissor, situado na área geográfica central da Cidade de Manaus, no bairro Aleixo.
Para celebrar a conquista, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, a inauguração do espaço. A programação contou com a presença de autoridades, bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima, do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, do superintendente da Rio Mar, Padre Charles Cunha, padres, convidados e colaboradores da rádio.
Este sonho foi gerado há cerca de 20 anos por Dom Luiz Soares Vieira, então Arcebispo de Manaus. Dom Luiz fez a aquisição do terreno quando a rádio ainda operava em ondas curtas, na frequência AM.
Desde 2019, a rádio entrou com um pedido de expansão para mais 20 municípios junto ao Ministério das Comunicações. Em junho de 2023, o Governo Federal concedeu outorga para operar em 9 municípios: Boca do Acre, Carauari, Humaitá, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Tefé e em agosto de 2023 em mais 4 municípios do Amazonas: Borba, Fonte Boa, Itacoatiara e Manicoré.
O novo parque transmissor está situado em um dos bairros mais altos da cidade. A mudança visa a melhoria da propagação do sinal, especialmente nas zonas norte e leste da capital. A torre de transmissão tem 119 metros de altura, 40 metros a mais que a torre do bairro de São Raimundo, destaca o Supervisor de Operações, Davi Melo.
Durante a inauguração, Padre Charles Cunha fez memória de uma fala do saudoso Dom Sergio Castriani, quando a Rádio Rio Mar começou a operar em frequência FM: “Deus fez justiça”.
Na ocasião foi realizada uma benção pelo Cardeal Leonardo Steiner em todo o espaço operacional. Após o momento, houve o descerramento da placa pelas mãos de Dom Leonardo, Padre Charles Cunha, do diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das águas, Oswaldo Lopes Filho, do Padre Martin James Laumann que foi o 2° superintendente da Rádio Rio Mar e do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz de Araújo.
Um grande marco da inauguração foi a mudança do sinal da rádio, após quase 69 anos funcionando diretamente do bairro São Raimundo para o novo transmissor, no bairro Aleixo.
A Rádio que toca a vida da gente está indo cada vez mais longe, e você ouvinte, faz parte desta história.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens: Gecilene Sales e Bruno Elander
Vídeo: Bruno Elander