A polícia, durante Operação Tamoiotatá, localizou um propriedade rural com 54 hectares de área desmatados ilegalmente em Apuí, no sul do estado. O local também abrigava uma rinha clandestina, com 70 galos e uma arena para a briga entre os animais.
Pelos dois crimes, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multas de R$ 480 mil. A maior penalidade, no valor de R$ 270 mil, foi pelo desmatamento ilegal identificado na propriedade.
Após busca pelo empreendimento rural, foram localizadas gaiolas com galos de diversas raças e uma arena, utilizada para as brigas. De acordo com o capitão do Batalhão Ambiental, Victor Vasconcelos, os agentes foram fiscalizar uma área de desmate, quando encontraram os animais e apetrechos como esporas e buchas, que são utilizados para a prática criminosa de maus-tratos.
Foram apreendidas uma arena, 73 esporas de plástico, duas esporas de metal, três protetores de espora, 23 bicos de metal, um cronômetro e 165 lacres de metal.
Também houve a localização de uma espingarda calibre 28, sem numeração. Um homem foi preso. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Apuí.
Fonte: SSP-AM
Fotos: Pelegrine Neto/SSP-AM