Promoções são destaque do mês de janeiro. A primeira quinzena é marcada pela queima de estoque de roupas e calçados e depois do dia 15 deve ser a vez dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Segundo o Presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas), Azuri Benzion, geralmente os primeiros dias do ano são fracos para o setor de confecções, por isso os saldões são bem-vindos para quem vende e, principalmente, quem compra. Apesar de algumas lojas oferecerem até 70% de desconto, a média deve ficar em torno de 30%.
O saldão deve ser feito em todas as áreas comerciais da cidade, mas com algumas características específicas para o Centro de Manaus. Ao invés do cartaz de promoção contar que o desconto é de 30%, na descrição pode constar que o produto baixou de R$ 15 para R$ 10, por exemplo. Na prática, o desconto é o mesmo.
Como janeiro e fevereiro são mais aquecidos para o segmento de papelaria por causa da volta às aulas, as promoções são estratégicas para ampliar as vendas em outros setores. Sem contar o estoque que não foi vendido na Black Friday e Natal.
O importante é não se esquecer que nesses primeiros meses do ano também tem IPVA, IPTU e material escolar.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / CDL