Projetos da Fazenda da Esperança podem ser contemplados por doações na declaração do IRPF

O período de declaração do Imposto de Renda 2025 começou nesta segunda-feira, 17, e segue até às 23h59 do dia de 30 de maio. Nem todas as pessoas sabem, mas é possível ajudar o próximo e, ainda, deduzir o valor devido na hora da declaração do Imposto de Renda. Quem for realizar a declaração completa este ano, pode optar por destinar uma porcentagem do imposto devido a doações.

A legislação brasileira permite que, ao invés de pagar todo o Imposto de Renda ao governo, os declarantes possam destinar parte do valor a projetos de assistência social, esporte, setores da cultura e saúde, no âmbito da criança, adolescente e idoso. Isso é possível por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo dos Direitos da Pessoa.

A vice-coordenadora da Comissão de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC -AM), Maria Augusta Andrade, explica que este processo é seguro.

Os projetos são avaliados e a verba destinada aos Fundos passam por fiscalização, de diversos órgãos, entre eles o Ministério Público. O Amazonas possui baixa arrecadação de doações, em 2024 o valor não chegou a R$300 mil.

A Fazenda da Esperança possui dois projetos que podem ser beneficiados pelas doações no Imposto Renda, são eles: a construção da Casa da Criança São Filipe Neri e uma creche escola, ambas seriam as segundas unidades a entrarem em funcionamento.

O padre Vinícius Gouvea, responsável pela Fazenda da Esperança em Manaus, explica o impacto desta ação nas pessoas que moram as margens da BR-174.

Confira neste link os projetos da Apresentação Projeto – Creche e Casa da Criança inscritos para receber ajuda por meio das doações no ato da declaração do Imposto de Renda.

Outras ações da Igreja Católica de Manaus também poderão ser beneficiados, é o caso da Cáritas Arquidiocesana e a Associação Madre Teresa.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação e Marcello Casal Jr.

  • Sakuratoto