“Indústria do AM convive com indiferença do Sul e Sudeste e não pode ser vista como peso”

O governador Wilson Lima se reuniu nesta quinta-feira, (10/03), com representantes da indústria do Amazonas para tratar sobre o resultado da reunião com o presidente Jair Bolsonaro. Segundo lima, Bolsonaro garantiu eu vai reeditar  o Decreto Federal 10.979/2022, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados em 25% em todo o país, para que se preserve a competitividade da Zona Franca de Manaus.

Durante a reunião, o governador afirmou que a indústria do Amazonas não pode ser vista como um peso para o Brasil.

“A briga que a gente teve e continua tendo é muito grande. A gente tem que conviver com a indiferença do Sul e do Sudeste; pessoas que acham que a Zona Franca de Manaus é um peso para o Brasil, enquanto a indústria no Amazonas representa algo em torno de 3% da produção industrial do Brasil. A gente representa 1% do PIB, então não há necessidade de mexer com o nosso modelo; desse modelo dependem as famílias do Estado do Amazonas”.

O governador do Amazonas informou que convidou o presidente Bolsonaro para que faça a assinatura do novo decreto em Manaus, o que deve ocorrer ainda neste mês de março.

“Os produtos que têm PPB (Processo Produtivo Básico) estão fora dessa redução do IPI de 25%. Os técnicos estão trabalhando na redação do Decreto que deve publicado ainda esse mês de março. Inclusive, há possibilidade do presidente vir ao estado do Amazonas para assinar o decreto, entre o dia 18 e 23.”

Durante a reunião com o presidente e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, nessa quarta-feira, a equipe de técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AM) propôs a revogação da redução das alíquotas de IPI para produtos com Processo Produtivo Básico.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar