Um Projeto de Lei que institui a Semana da Saúde Mental nas escolas da capital amazonense está em análise na Câmara Municipal de Manaus. A proposta tem como objetivo promover o bem-estar psicológico dos estudantes de escolas públicas e privadas da cidade.

(Foto Divulgação)
O Projeto de Lei de número 103/2025, de autoria do vereador Mitoso, do MDB, está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus – CMM. O PL que propõe a criação da Semana da Saúde Mental nas escolas públicas e privadas da capital amazonense, tem o objetivo de promover atividades de conscientização, palestras e atendimentos especializados para identificar e tratar estudantes portadores de transtornos mentais.
- Motociclista bêbado é preso após quase atropelar pedestres na Faixa Liberada do Centro de Manaus
- “Faixa Liberada” do Centro vai funcionar durante o domingo do SouManaus Passo a Paço 2025
O autor do Projeto explica que a iniciativa é necessária, principalmente, após o período pandêmico, em que se intensificaram os casos de transtornos, entre crianças e adolescentes.
Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS apontam que entre 10 e 20% do jovens no mundo são portadores de transtornos mentais não diagnosticados ou não tratados. Ainda segundo o órgão, metade dos casos de transtornos mentais surge até os 14 anos de idade, sendo o suicídio, a principal causa de morte de jovens com idades entre 15 a 29 anos.

(Foto Divulgação)
A psicóloga, Sabrina Leal, defende a abordagem especializada nas escolas, como medida de prevenção e redução no número de casos.
A propositura foi encaminhada para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara Municipal de Manaus – CMM. Se for aprovada, nesta etapa, vai seguir para análise em outras comissões parlamentares.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar