Programa de Saneamento Integrado de Parintins vai desapropriar área de 87,3 mil m²

A desapropriação acontecerá na área do bairro Paschoal Allágio, no município de Parintins, assegurando a moradia de mais de quatro mil famílias que vivem no local desde 2016. A região era uma área particular, que foi ocupada por famílias em julho de 2016. Elas buscavam a regularização das moradias.

A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) coordena a desapropriação da área que possui mais de 87,3 mil metros quadrados. As equipes técnicas estão realizando estudos e levantamentos necessários sobre a localidade. O governador do Amazonas, Wilson Lima, relata que este é só início do programa em Parintins.

Com a oficialização da desapropriação, o governo estadual poderá, de fato, atuar no local com a regularização fundiária das residências, além da implementação de saneamento básico e infraestrutura. Em abril, a cidade receberá a Missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para tratar sobre a implantação do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai Parintins).

Ao todo, nos próximos seis anos, somente com o Prosai, o Estado deverá investir R$ 413,8 milhões em Parintins, incluindo urbanização, habitações, sistema de água e esgoto, drenagem e reassentamentos, gerando mais de 11 mil empregos diretos e indiretos. O BID será responsável por financiar R$ 70 milhões de dólares, com a contrapartida estadual de mais 17,5 milhões de dólares. As obras estão previstas para o 1º semestre de 2024.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazuello / Secom