O “Programa Justiça Itinerante”, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), divulgou o calendário de atendimentos para o segundo semestre deste ano, em Manaus. A previsão é que até dezembro deste ano, a unidade móvel do programa tenha atendido a população em mais seis localidades, incluindo as Zonas Sul, Norte, Centro-Sul e Centro.
A programação iniciou nesta semana, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, onde o serviço será oferecido ao público até o dia 29 deste mês. De acordo com o coordenador da equipe de atendimento do Programa Justiça Itinerante, José Ribamar, as ações buscam dar vazão à uma demanda reprimida.
- Auxílio-aluguel de ex-moradores do Monte Horebe será pago na próxima semana
- Defensoria orienta que pais têm direito à reintegração de posse de imóvel ocupado por filhos
Para receber o atendimento, os interessados precisam apresentar documentos pessoais, como carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e documento referente à causa que são essenciais para a propositura das ações. Por exemplo: se for uma questão envolvendo divórcio, é preciso levar a certidão de casamento; se é uma definição de guarda de filho, a certidão de nascimento e; se for uma cobrança, título ou fatura que está sendo questionada, um documento representativo da dívida deve ser apresentado.
Entre julho de 2020 e junho de 2022, o programa atendeu 15.948 pessoas em ações na capital e no interior. Além de Manaus, no período, o “Programa Justiça Itinerante” levou ações de atendimento também aos municípios de Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro Castanho e Manaquiri.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar