Educação: Programa Jovem Senador 2025 está com inscrições abertas

O Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Com o tema “Emergência Climática: Pense no futuro, aja no presente”, a redação é do tipo dissertativa-argumentativa.

Programa Jovem Senador 2025 está com inscrições abertas. Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para participarem da Semana de Vivência Legislativa, que, este ano, será realizada de 18 a 22 de agosto. Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção: uma estadual e outra do Senado. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino, ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, como explica a coordenadora estadual do projeto na Secretaria de Educação, Bruna Araújo.

O estudante deve realizar o envio da redação selecionada pela escola para a Secretaria de Educação até o dia 30 de abril para confirmar sua inscrição. A redação deve ser escrita ou transcrita na folha de redação oficial do concurso, disponível no site: senado.leg.br/jovemsenador. Todas as informações sobre o programa, como regulamento, inscrição, entre outros, também estão disponíveis no site. As três melhores redações da etapa estadual/distrital, sem classificação, acompanhadas da ficha de inscrição dos finalistas, serão enviadas ao Senado Federal.

A melhor redação, escolhida pela Comissão Julgadora, garantirá a participação do aluno na Semana de Vivência Legislativa, juntamente com seu professor orientador.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto