São 48 profissionais da saúde que começam a trabalhar nas unidade da rede pública de Manaus, como reforço nas ações de combate à covid-19. Os médicos e enfermeiros foram enviados pelo Programa “Brasil Conta Comigo, do Governo Federal.
Eles foram encaminhados para o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, localizado na Zona Leste de Manaus.
O enfermeiro Arthur Benjoíno foi um dos profissionais que se voluntariou para o enfrentamento à covid-19 em Manaus. Especialista em terapia intensiva, urgência e emergência, ele afirma que colaborar para o desafio do combate ao novo coronavírus.
Os profissionais contratados pelo programa vão receber salário base, mais o adicional de insalubridade, conforme a carga horária específica da sua profissão. A estadia, alimentação, transporte, seguro saúde e equipamentos de proteção individual ficam por conta do Ministério da Saúde.
Eles podem atuar em Manaus, Tabatinga, Itacoatiara e Manacapuru e só podem ser contratados se tiverem concluído o curso online de Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19), que foi disponibilizado por e-mail após o cadastro no site do Ministério. Para a capital foram solicitados 581 profissionais.
Vitória Lima – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Secom