Amazonas interrompe vacinação de rotina até 16 de abril

Por recomendação do Ministério da Saúde (MS), estão suspensas, temporariamente, as vacinas de rotina na rede de saúde pública do Amazonas. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que é responsável pela distribuição das vacinas na capital e no interior, o MS orientou pela interrupção nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Ainda segundo o Ofício Circular Ministerial 02/2020, serão mantidas apenas a oferta de vacina contra sarampo para pessoas com até 59 anos de idade e a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

A FVS-AM orienta que os pais ou responsáveis aguardem até 16 de abril para comparecer aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação da criança

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, explica que a oferta de vacina de rotina deve retornar a partir de 16 de abril deste ano, quando será encerrada a primeira fase da campanha contra a influenza destinada para pessoas com mais de 60 anos. Os idosos são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido ao novo coronavírus em todo o mundo e devem evitar sair de casa, segundo a diretora-presidente da FVS.

A FVS-AM orienta que os pais e/ou responsáveis aguardem até 16 de abril para comparecer aos postos de saúde e atualizar a caderneta de vacinação da criança, buscando aproveitar a oportunidade para também se vacinar.

“Aproveitamos para fazer um chamamento especial aos pais e responsáveis por crianças, que são, muitas vezes, portadores assintomáticos de doenças respiratórias. O adiamento é orientado para reduzir o contato com idosos, grupo com maior risco de complicações e óbitos por doenças respiratórias, dentre elas Influenza e Covid-19, mas, a partir do dia 16 de abril, é essencial realizar a atualização da caderneta de vacinação”, informou.

Campanha Influenza

Em todo o interior do estado, a vacinação ocorre nos postos de saúde. Em Manaus, os idosos serão vacinados em casa contra a gripe.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da FVS-AM, Izabel Nascimento, o esquema de vacinação deve ser gerenciado pelas equipes de saúde de todo o estado para evitar aglomerações de pessoas.

“As vacinas devem ser ofertadas estrategicamente, em cada um dos municípios, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. A vacinação contra sarampo vai seguir, para quem tem até 59 anos de idade, para evitar o aumento da circulação ativa do vírus do sarampo”, apontou Izabel.

Com informações da Assessoria

Fotos: Divulgação/Susam