Enfermeiros e técnicos em enfermagem, das unidades de saúde da capital e do interior do Amazonas, realizaram um protesto, na manhã dessa quarta-feira (28), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal. Um dos pontos de manifestação foi no Hospital 28 de agosto na zona centro-sul de Manaus.
A enfermeira e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Graciete Mouzinho, explica que a categoria reivindica o piso da enfermagem, aprovado no Congresso Nacional.
O piso foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula pelo Projeto de Lei nº 14.581, de 2023, que abriu crédito especial de R$7,3 bilhões de reais no orçamento do Fundo Nacional de Saúde para garantir a estados e municípios o pagamento aos trabalhadores da enfermagem. Porém, a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) recorreu com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 no STF.
- Lei que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem é sancionada
- Técnico de enfermagem é preso por estuprar paciente em hospital de Manaus
Os profissionais de saúde prometem realizar outro ato nesta quinta-feira (29), com uma caminhada prevista para iniciar no Hospital João Lúcio e percorrer ruas da zona Leste da capital até a Maternidade Ana Braga.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com a Secretária de Saúde, mas até o fechamento desta matéria a Assessoria não deu retorno.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar