Procon Amazonas orienta população sobre fraudes na Black Friday

Procon Amazonas orienta população sobre fraudes na Black Friday.

Promoções e mais promoções, é assim que o comércio fica repleto de preços tentadores. A ideia iniciou nos Estados Unidos e se popularizou pelo mundo, o foco é aproveitar os descontos da “Black Friday”, que ocorre na última sexta-feira de novembro. Apesar das vantagens, é necessário ficar atento aos detalhes, e o Procon Amazonas, já iniciou as fiscalizações pela capital. O diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe, traz um exemplo do que aconteceu no último ano.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de troca ou devolução, no prazo de sete dias, para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como por exemplo, aquisições feitas em sites, telefone ou em domicílio, desde que o vendedor não porte o produto à pronta entrega. Já os produtos adquiridos na loja física, cumprem a política de troca dos respectivos estabelecimentos, exceto em casos de defeitos. Os prazos para reclamação de defeitos aparentes e de fácil constatação, são de 30 dias para produtos não duráveis. Por sua vez, os produtos duráveis, como automóveis ou máquinas de lavar roupas, possuem prazo de 90 dias, a contar da entrega efetiva do produto.

Outra situação que também pode acontecer, é que os preços estão sujeitos a alterações. Conforme as formas de pagamento, o lojista pode definir as regras.

É importante ficar de olho aos mínimos detalhes para não cair em fraudes.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar