Procon Amazonas monitora qualidade da internet no interior do AM

Não é de hoje que o interior do Amazonas sofre com a falta de qualidade do serviço de telefonia móvel e internet. Um relatório da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, mostra que o Amazonas possui uma das piores coberturas de telefonia do Brasil. A prova disso é que na maioria dos municípios amazonenses só possui o sinal 3G.// Com a má qualidade do serviço, a comunicação fica comprometida e o isolamento das comunidades só aumenta. As cidades sentem os prejuízos na economia e nos serviços essenciais como educação, saúde e segurança pública. De acordo com o servidor público, Natan Saldanha, que mora no município de Beruri, qualidade de internet na cidade e as dificuldades que os moradores do municípios enfrentam.

O mesmo problema acontece na cidade Apuí, onde a baixa qualidade de internet compromete a qualidade do ensino e o atendimento da telemedicina.

A gravidade dos problemas de telefonia móvel e internet está registrada em números no Procon – Programa de Defesa do Consumidor. A chefe do Departamento Jurídico do Procon, Raquel Lima, disse que as denúncias sobre a qualidade de internet só têm aumentado, nos últimos meses.

Além do Procon, órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas também monitoram a oferta dos serviços de telecomunicação no Estado.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet