O golpe do boleto falso tem se tornado uma das fraudes mais comuns no Brasil, sendo cada vez mais sofisticado e prejudicando empresas e consumidores. Nesse tipo de golpe, criminosos falsificam boletos referentes a compras ou cobranças legítimas, redirecionando os pagamentos para suas próprias contas bancárias.
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o golpe apesar de não ser novo, vem sendo reinventado a cada dia.
- Conselheiro do TCE-AM, Ari Moutinho, é afastado do cargo
- Delegacia do Consumidor alerta sobre golpes envolvendo falsas promoções oferecidas no mercado
De acordo com o órgão, o consumidor deve verificar se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Os números bancários podem ser checados no site: www.febraban.org.br. Caso o consumidor desconfie que recebeu um boleto falso, deve contactar a empresa geradora do serviço ou produto, e a entidade bancária onde o pagamento foi ou será feito.
Caso haja confirmação da fraude, o consumidor deve realizar um boletim de ocorrência na Polícia e acionar o Procon-AM, por meio do número 0800 092 1512, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou no site www.procon.am.gov.br. Outra alternativa é comparecer ao Procon-AM, localizado na Av. André Araújo 1500, no bairro Aleixo.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar