O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) divulgou a lista das 10 empresas que mais receberam reclamações administrativas entre janeiro e agosto de 2024.
No total, foram registradas 3.818 reclamações durante este período. As concessionárias de água e energia, juntamente com uma instituição bancária, somam 2.325 queixas.
A concessionária Amazonas Energia lidera o ranking com 939 reclamações, seguida pela Águas de Manaus, que registrou 903, refletindo um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 795 queixas. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar com 483 reclamações.
Para que uma reclamação seja considerada válida no Procon-AM, é necessário reunir a documentação adequada. Isso inclui notas fiscais, um documento de identificação com foto, e o comprovante de residência. Além disso, recomenda-se que o consumidor tente resolver o problema diretamente com a empresa antes de formalizar a reclamação no Procon.
Confira abaixo o ranking:
- Concessionária Amazonas Energia – 939
- Concessionária Águas de Manaus – 903
- Banco Bradesco – 483
- Banco Itaú – 254
- Operadora de telefonia Claro – 254
- Operadora de telefonia OI – 249
- Operadora de telefonia Vivo – 212
- Carrefour – 188
- Instituição Financeira BMG – 186
- Banco Pan – 150
Como realizar uma reclamação no Procon-AM
A população pode formalizar suas reclamações na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, n.º 1500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail atendimentoprocon@procon.am.gov.br.
É importante que o consumidor esteja munido de documentação como comprovante ou declaração de residência, documento de identificação com foto (RG ou CNH), e cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato).
Fonte: Procon-AM
Fotos: Divulgação