PrEP: Método de prevenção ao HIV em formato de cápsula

Com o avanço dos métodos preventivos, o combate ao vírus causador da aids ganhou importantes aliados. A PrEP – Profilaxia Pré-Exposição – ao HIV é um novo método de prevenção à infecção. Ele é um comprimido, que quando tomado diariamente reduz em até 95% o risco de contaminação. Noaldo Lucena, infectologista da Fundação de Medicina Tropical, afirma que o método faz parte de um conjunto de ações de combate a doença, que inclui: prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de infecções sexualmente transmissíveis.

O comprimido é formado por dois antirretrovirais, tratamento semelhante ao utilizado nos casos de gestantes soropositivas e que inibe a infecção materno-fetal. Para que ele seja eficaz, no entanto, é importante que o paciente não pule doses.

Em Manaus, o medicamento é oferecido de forma gratuita pela Fundação de Medicina Tropical. Para se candidatar ao uso do método, o paciente deve comparecer a uma das Unidades de Saúde que trabalham com o medicamento. Após passar por uma entrevista, sendo aprovado, o paciente deverá realizar, a cada três meses, exames de acompanhamento que verificar a reação do organismo ao medicamento, além de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com dados da FVS – Fundação de Vigilância em Saúde – baseados em informações do Ministério da Sáude, o Amazonas apresentou um aumento de 26,9% no número de casos de aids em 2021 quando comparado ao ano anterior. Foram registrados cerca de 855 casos contra 677, simultaneamente. A capital concentra 91,23% dos registros no estado.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Bruno Zanardo/Secom