A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma campanha de sensibilização para motoristas sobre trabalho infantojuvenil em quatro pontos da capital amazonense, onde há maior presença de crianças e adolescentes em situação de exploração.
A ação é parte da “Campanha Municipal de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, lançada em fevereiro deste ano. Dados coletados pelas equipes da Semasc mostram que ao menos metade das famílias recebe algum benefício social, como o Auxílio Brasil. Outro levantamento, também mostra que cada vez mais as crianças são utilizadas para a prática da mendicância, pois nessas situações, o adulto chega a ganhar até três vezes mais do que um adulto sem criança.
- Regularização de prestadores de serviços turísticos cresce 63% no Amazonas
- Pesquisa avalia o impacto da vacinação contra o HPV em Manaus
O objetivo é conscientizar os condutores de veículos sobre o papel que todos têm na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Os motoristas também estão sendo orientados sobre como identificar situações de trabalho infantil e o que fazer caso se deparem com essa realidade. A Prefeitura de Manaus reforça que é dever de todos proteger os direitos das crianças e adolescentes e que denúncias de trabalho infantil podem ser feitas pelo Disque 100.