Dengue: zonas leste e oeste lideram os registros da doença em janeiro

Dengue – As chuvas são constantes no início do ano e é preciso atenção da população para evitar água parada. Afinal, este é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Vitória Lima é apaixonada por plantas e explica como faz para evitar problema.

Em 2021, foram notificados 5.776 casos de dengue em Manaus, sendo 2.433 somente na zona Oeste. Os bairros da Compensa, Alvorada, Redenção e Lírio do Vale foram os que mais apresentaram registros. Nesse mesmo período, a zona Leste apresentou 963 casos de dengue, com o bairro São José notificando 186 casos, seguido do bairro Jorge Teixeira com 153.

Neste ano, Manaus já registrou 127 casos. Desse total, a zona Leste registrou 38 casos. Já a zona Oeste registrou no início de 2022, 34 casos. Para frear a doença, no período de 7 de fevereiro a 15 de março, dez bairros de Manaus receberão ações de combate ao mosquito. O chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Semsa, Alciles Comape, explica que será utilizada a técnica da UBV Pesada.

Além de bloqueio químico, a Semsa vai realizar o bloqueio mecânico para a eliminação dos criadouros em visitas domiciliares.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de doenças como a zika e chikungunya.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Fotos: Valdo Leão / Arquivo Semulsp e Divulgação Semsa