Neste sábado (06), é realizado o “Sabadão da Saúde”, estratégia de fortalecimento de ações de atenção básica voltadas para a população da capital. A ação terá quatro edições ao longo do mês de agosto, sempre aos sábados, com a ampliação da rede de atendimento em todos os distritos da cidade.
De acordo com a Subsecretária de gestão da saúde, Aldenira Araújo, os serviços serão abertos para todas as idades, mas o programa tem um público alvo.
Para o atendimento, a Semsa abrirá aproximadamente 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os usuários terão acesso aos serviços das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. No sábado, dia 20 de agosto, quando será realizado o “Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação”, o número de unidades será ampliado para 106.
- Unidades de saúde recebem a instalação de provedores de internet
- Amazonas retorna à fase Amarela de risco baixo de transmissão para Covid-19
Djalma Coelho, secretário da pasta, explicou que a intensificação da oferta dos serviços aos sábados tem o objetivo de acelerar o atendimento das pessoas que estão em atraso com o acompanhamento da saúde em áreas consideradas prioritárias.
Para ser atendido em uma das unidades do “Sabadão da Saúde”, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). A relação das unidades abertas durante as quatro edições do evento pode ser consultada a cada semana no site semsa.manaus.am.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar