Prefeitura entrega ao governo federal proposta para o Minha Casa Minha Vida em Manaus

A prefeitura de Manaus entregou ao governo federal o projeto para incluir Manaus no programa Minha Casa Minha Vida, na última quinta-feira (06), em Brasília. Contudo, a administração municipal negou fornecer à Rádio Rio Mar uma cópia do projeto entregue pelo secretário Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) Jesus Alves ao Ministro das Cidades, Jader Filho.

JADER FILHO, EDUARDO BRAGA, JESUS ALVES, MINHA CASA MINHA VIDA, MANAUS, AMAZONAS, 2023

Segundo a prefeitura de Manaus, o projeto encontra-se em fase de análise na Caixa Econômica Federal. Depois será submetida à seleção do Ministério das Cidades, onde pode sofrer alterações pontuais. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), tão logo essa fase seja superada, o projeto estará apto para ser executado, momento no qual também será divulgado para a imprensa e para a população.

Por outro lado, o governo do Amazonas divulgou informações sobre o programa de habitação do governo federal para o Estado. No dia 22 de junho, o governador Wilson Lima (União) esteve na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, para apresentar as propostas do ‘Amazonas Meu Lar’ e buscar apoio do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com o governador Wilson Lima, o programa Minha Casa Minha Vida prevê aproximadamente 3,9 mil unidades habitacionais para o Amazonas. E com as mudanças no sistema de enquadramento, os valores dos imóveis contemplados agora podem chegar a R$ 350 mil, com juros entre 4% e 4,25% ao ano, a depender da região.

cidadão manauara minha casa minha vidamanaus foto João Viana Semcom

Quanto ao projeto estadual ‘Amazonas Meu Lar’, a meta é alcançar mais de 22,1 mil soluções de moradia definitivas. Do total, são 20 mil novas unidades habitacionais. Outras são nos prédios da União em Manaus que podem receber o chamado “retrofit”, restauro mantendo as configurações originais.

Além disso, também há previsão de emissão de título definitivo para 32 mil propriedades, entre terrenos e imóveis. A previsão é de, em quatro anos, investir quase R$ 4 bilhões, com a estimativa de gerar 51 mil empregos diretos e indiretos.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: João Viana / Semcom e reprodução/Instagram