A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informou que o sistema de bilhetagem do Sindicato das Empresas das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) está passando por atualização do software, que está instalado nas catracas dos ônibus e interligado nos computadores da sede do órgão.
A necessidade do reparo no programa tem o objetivo de melhorar os serviços oferecidos aos usuários do transporte coletivo de Manaus. As mudanças já estão acontecendo desde o dia 10/6, porém houve a necessidade de intensificar os ajustes neste feriadão de Corpus Christi, para que no final de semana tudo já esteja dentro da normalidade.
O IMMU está em constante contato com o Sinetram, para que os usuários não sejam prejudicados no acesso aos coletivos e possam utilizar os benefícios dos cartões. Os passageiros que usam o cartão PassaFácil, cartão gratuidade e passe estudantil terão acesso normal aos ônibus, além dos usuários que utilizam o dinheiro para o pagamento da passagem.
Com a nova plataforma que entrará em vigor logo após a conclusão desta atualização, a população contará com novas alternativas de recargas de crédito e uso dos cartões Passa Fácil. A prefeitura informa que serão divulgadas novidades para benefícios dos usuários, assim que todo o novo sistema for implementado.
No início do ano, a Prefeitura de Manaus lançou oficialmente o pagamento, via PIX, para os passageiros do transporte coletivo que utilizam o cartão PassaFacil (Cartão Cidadão, Vale-Transporte e Estudantil). Para utilizar a facilidade, basta enviar mensagem pelo WhatsApp (92) 2123-0701.
Para fazer a recarga, é preciso informar o número do cartão e escolher o valor. Em seguida, será gerado um código para pagamento, via PIX, no banco de preferência do usuário. Após 30 minutos, basta passar o cartão no validador do ônibus, terminais de integração ou estações de transferência para os créditos serem atualizados. Além da compra de recarga, o usuário também pode realizar a consulta de saldo pelo canal do WhatsApp.
“A recarga, via PIX, é mais uma facilidade disponível, garantindo mais comodidade para os passageiros do transporte coletivo. É um modelo eficiente, seguro e moderno, considerando que a transferência, via PIX, já se consolidou entre a população. Agora é possível comprar crédito de qualquer lugar – para os cartões Cidadão, Vale-Transporte e Estudantil – sem a necessidade de manusear dinheiro em espécie”, destacou o diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), César Tadeu Teixeira.
Da Redação – Rádio Rio Mar